Médicos de saúde pública espanhóis consideram que pessoas com obesidade mórbida e síndrome de Down devem ser vacinados prioritariamente
Organização espanhola de médicos de saúde pública sugerem que pessoas obesas ou com síndrome de Down sejam vacinadas logo depois dos grupos prioritários porque estão em risco “muito alto”.
As pessoas com obesidade mórbida e com síndrome de Down devem ser das primeiras a ser vacinadas após se ter terminado a vacinação dos grupos prioritários já definidos, considerou em comunicado a Sociedade Espanhola de Medicina Preventiva, Saúde Pública e Higiene.
Um documento publicado este fim de semana pelos médicos desta sociedade, noticiado pelo El Mundo, diz que as pessoas com estas condições devem receber a vacina contra a Covid-19 logo a seguir aos profissionais de saúde e aos idosos com mais de 80 anos porque estão em tanto risco como alguém com idade superior a 70 anos.
Os especialistas examinaram os níveis de risco de várias porções da sociedade e a qualidade da evidência científica sobre o tema. As pessoas com mais de 70 anos, com obesidade mórbida ou síndrome de Down são as que têm melhor evidência de que apresentam maior risco e, portanto, devem ser vacinadas prioritariamente.
Segundo a sociedade, estes três grupos apresentam um “risco alto”, uma magnitude “muito alta” e um grau de confiança “moderada” na associação entre a condição e o risco — a avaliação mais elevada. Os médicos deram a mesma apreciação a pessoas que reúnem três comorbilidades em simultâneo.
Em contrapartida, entre os classificadas com um risco “moderado” (o mais baixo da escala usada pelos médicos), estão pessoas com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e doença pulmonar instersticial, diabetes controlado ou obesidade grau II.
Em risco “alto” também estão grupos populacionais com doenças cardiovasculares (excluindo hipertensão arterial), história de doença cerebrovascular, diabetes mal controlado ou com idade entre 60 e 70 anos, por exemplo. No entanto, a associação entre estas condições e o risco de desenvolver quadros graves de Covid-19 foi avaliado como “alto” — um nível abaixo de quem tem obesidade mórbida, síndrome de Down ou mais de 70 anos.
Fonte: Observador



