Mulheres com obesidade mais afetadas com síndrome do ovário poliquístico
21 de Setembro, 2021
ArtigosCirurgia

Mulheres com obesidade mais afetadas com síndrome do ovário poliquístico

No mês em que se assinala a consciencialização para a síndrome do ovário poliquístico (SOP), é fundamental realçar que esta é uma doença que afeta 10 a 15% das mulheres, sendo mais comum nas que sofrem de patologias como a obesidade e o excesso de peso.

A SOP é “um conjunto de sinais e sintomas causados por desequilíbrio hormonal dos ovários, que pode ser ligeiro ou grave, causando, por exemplo, irregularidade dos ciclos menstruais, crescimento de pelos em zonas mais comuns nos homens, aparecimento de acne, entre outras alterações hormonais”, explica a médica ginecologista, Dr.ª Catarina Godinho.

Assim sendo, o diagnóstico precoce e um acompanhamento médico especializado e multidisciplinar são fundamentais para as mulheres que tencionam engravidar.

Embora as mulheres com SOP, quando engravidam, tenham um risco aumentado de hipertensão arterial e de diabetes, “se seguirem as recomendações médicas a probabilidade de a gravidez ser bem-sucedida é elevada”, garante a médica ginecologista.

A Dr.ª Catarina Godinho recomenda, em comunicado, que no caso de sofrerem de excesso de peso, o primeiro passo é perdê-lo, e no caso das que tenham diabetes, se for identificada uma resistência à insulina associada a esta síndrome é importante controlar o nível de açúcar no sangue com uma dieta específica.

Fonte: MyObesidade